Criar uma Loja Virtual Grátis
Tricologia 1
Tricologia 1

Noções de tricologia, estudo dos fios, reconhecimento de texturas. 1

 

Você sabia?
Tricologia (do grego trichos, cabelos, e logos estudo) é o campo da medicina que trata exatamente do estudo do fio do cabelo; inclui conhecimentos de clinica médica, endocrinologia, dermatologia e psiquiatria. A criação de uma nova disciplina se fundamenta no fato de o cabelo revelar muito mais sobre uma pessoa do que o senso comum pode imaginar.
 
Na cabeça, isto é,  no couro cabeludo, que é o que aqui nos interessa, o fio de cabelo se desenvolve de maneira diferente desde os primeiros meses de vida. Ele passa de penugem a cabelo rapidinho  e é ali que o fio adquire a característica de maior comprimento e densidade em relação a todas as outras partes do corpo. Numa estatística universal, podemos dizer que o ser humano tem entre 100 mil e 150 mil fios na cabeça, sendo que a taxa de crescimento é de cerca de 1 a 1,5 cm por mês.
 
Terapia capilar
 
 
A terapia capilar, na verdade , acaba pondo em prática o que deveria ser praxe no atendimento de qualquer salão de cabeleireiro: uma anamnese do cabelo. Anamnese é o que o médico faz quando tem consulta com um paciente pela primeira vez: ouve dele uma minuciosa descrição de sintomas e queixas, formando um histórico da vida do cabelo daquela pessoa, sucessos e fracassos – aliás , principalmente fracassos, porque é a partir das do que deu errado que o cabeleireiro ou terapeuta capilar vai poder garantir o bom  resultado do serviço que vai ser feito. O seja, as chances de repetir o erro (ou simplesmente de dar errado dessa vez ) serão mínimas.
No caso do cabelereiro , no entanto, os conhecimentos de tricologia são inerentes ao desempenho da atividade. Como ter o cabelo como matéria-prima da profissão sem um conhecimento básico sobre o assunto?
A saúde do fio de cabelo está , portanto, intimamente ligada à saúde do corpo. Se o organismo funciona bem e as emoções estão equilibradas , os cabelos certamente estarão saudáveis e bonitos. Quando o organismo sofre qualquer tipo de alteração, os cabelos são muitas vezes os primeiros a dar sinais de que algo não está certo.