Algumas enfermidades ou condições médicas têm efeitos específicos nos cabelo:
Hipotireoidismo: perda acentuada de cabelos. Falta de densidade nos fios, de forma difusa.
Hipertireoidismo: afinamento e queda excessiva de cabelo.
Gravidez: aumento do percentual de cabelos e menos incidência de queda . No pós-parto pode haver queda difusa e crônica.
Anemia: queda crônica dos cabelos e afinamento dos fios.
Regimes alimentares agressivos ou desnutrição queda acentuada dos fios, afinamento e clareamento dos cabelos e alterações no crescimento dos fios. Gente isso é muito serio cuidado com as dietas irregulares pois isso pode custar sua vida. :
Doenças neurológicas: aumento de oleosidade e caspa.
Curiosidade:
O cabelo tem cerca de 20 tipos de células ligadas a diversos sistemas do corpo humano- principalmente o nervoso, o circulatório e o imunológico.
Um aspecto importantíssimo para a saúde dos cabelos é a qualidade da alimentação. Os minerais, por exemplo, são decisivos. A falta desses elementos químicos pode acarretar diversos prejuízos ao organismo e, claro, também ao cabelo.
Ferro: a carência de ferro no organismo geralmente e determinada por regimes vegetarianos, hipovitaminose C, insuficiência renal crônica, hemorragias e dermatoses descamantes. No cabelo o efeito principal é a queda dos fios.
Zinco: a falta de zinco é muito comum em pacientes idosos; pode determinar cabelos finos , quebradiços, sem brilho ou avermelhados. Alterações na absorção do mineral e ingestão de nutrientes inadequados são causas da carência.
Cobre: importantíssimo em vários processos metabólicos, sua falta influência nas hemoglobina e, consequentemente, na oxigenação celular, causando queda d cabelo e dermatoses, inclusive no couro cabeludo.
Selênio: quando falta, pode causar embranquecimento dos cabelos.
Iodo: o excesso ou a carência modifica as secreções tireoidianas, influindo diretamente na reprodução celular dos folículos.
Cálcio, magnésio, fósforo: indispensáveis ao transporte celular . A deficiência desses minerais, decorrente de hábitos alimentares disfuncionais, prejudica o crescimento dos fios.